Como evitar o bullying


Papel escolar

A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:
- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
- Estimular os estudantes a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
- Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
Todo ambiente escolar pode apresentar esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia). O primeiro passo é admitir que a escola é um local passível de bullying. Deve-se também informar professores e alunos sobre o que é o problema e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática.
"A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade", afirma o pediatra.

Papel dos pais

Para evitar o bullying os pais têm um papel muito importante, devendo estar atentos a sinais que possam denunciar esta prática, sendo o seu educando o vitima ou o agressor. Por isso deverá estar atento aos seguintes sinais:
- Se o seu filho tem alguma característica na sua personalidade ou na sua fisionomia que o coloca na situação de ser “alvo fácil”, procure um psicólogo.
- Esteja atento, observe o seu filho a brincar com os outros colegas, solicite aos professores o parecer deles.
- Não se torne hiper-protetor, mas vigie com atenção
- Não se esqueça que o seu filho pode precisar de ajuda
- Se o seu filho é muito agressivo, esteja atento, ele pode ser autor de Bullying a não ter consciência do sofrimento que provoca nos outras crianças.

Papel do gestor

O papel dos gestores é fundamental para evitar casos de bullying no ambiente de trabalho. Fechar os olhos para os problemas entre empregados e não analisar corretamente de forma imparcial e séria o que pode estar acontecendo entre eles é uma má gestão de pessoal.
O bullying no ambiente de trabalho afeta o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade. Por isso, toda gestão deve estar atenta quando ocorrer situações de ofensas verbais entre seus funcionários ou brincadeiras desrespeitosas. É preciso prestar atenção a qualquer forma de agressividade, mesmo que sutil.
Muitos chefes pecam por subestimarem os casos de bullying . Não se pode confundir o debate de ideias (algo saudável) com a agressão gratuita, que faz mal a todos os envolvidos.